Sobre a Divina Tradição – Cardeal John Baptist Franzelin, SJ

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A obra De Divina Traditione (1870), do Cardeal Johann Baptist Franzelin, S.J., é amplamente reconhecida como um marco na teologia católica sobre a Tradição. Diversos eruditos e teólogos católicos destacaram sua importância e impacto.

Franzelin, como teólogo jesuíta e perito no Concílio Vaticano I, elaborou uma compreensão sistemática da Tradição como fonte de revelação divina, ao lado da Sagrada Escritura. Ele distinguiu entre Tradições divinas, apostólicas e eclesiásticas, enfatizando que todas são sustentadas pela assistência do Espírito Santo e pela autoridade do Magistério.

Em seu tratado, Franzelin argumenta que a Tradição não é meramente um complemento histórico, mas possui autoridade normativa e viva, transmitida pela sucessão apostólica e garantida pela indefectibilidade da Igreja. Ele também introduz o conceito de “segurança infalível” (infallible safety), afirmando que os ensinamentos do Magistério, mesmo quando não definidos ex cathedra, são seguros para a fé e exigem assentimento religioso.

ESQUEMA GERAL DA OBRA

Prólogo

SEÇÃO I – SOBRE A TRADIÇÃO DIVINA CONSIDERADA EM SI MESMA

Capítulo I: Noção da Tradição Divina

  • Tese I: Explicação da noção complexa de Tradição

  • Tese II: Sobre o sentido estrito da Tradição em distinção da Escritura

  • Tese III: Ordem entre Tradição ativa e objetiva

  • Tese IV: Modo e órgão de propagação da doutrina

  • Tese V: Magistério vivo como órgão perpétuo da Tradição

  • Tese VI: Conexão da Tradição com as propriedades da religião cristã

  • Tese VII: Permanência da economia da salvação após o Novo Testamento

  • Scholion

Capítulo II: Fundamentação da Tradição pela Constituição da Igreja

  • Tese VIII: Raciocínio formal da Tradição a partir da constituição da Igreja

  • Tese IX: Órgão visível da Tradição conforme seu ofício

  • Tese X: Distinção entre autoridade histórica e dogmática

  • Tese XI: Síntese conceitual da Tradição nos Padres

  • Tese XII: O consenso dos fiéis como critério da Tradição

  • Scholia I e II

SEÇÃO II – SOBRE OS DOCUMENTOS E INSTRUMENTOS DE CONSERVAÇÃO DA TRADIÇÃO

Capítulo I: Aplicação dos Monumentos da Tradição

  • Tese XIII: Monumentos como testemunho e instrumento doutrinal

  • Figura Monumentorum

  • Tese XIV: Demonstração do consenso pelos documentos antigos

Capítulo II: Autoridade Privada dos Padres e Doutores

  • Tese XV: Autoridade dos Padres considerada individualmente

  • Tese XVI: Doutrina do milênio nos primeiros Padres e o consenso posterior

  • Tese XVII: Consenso das escolas como prova da Tradição

SEÇÃO III – SOBRE A RELAÇÃO ENTRE TRADIÇÃO DIVINA E A ESCRITURA

  • Tese XVIII: Pregação eclesiástica como norma suprema da interpretação bíblica

  • Tese XIX: Escrituras não excluem, mas supõem a Tradição

  • Scholia I e II

  • Tese XX: Existência de Tradições divinas não contidas na Escritura

  • Tese XXI: Razões pelas quais a Tradição precede a Escritura

SEÇÃO IV – SOBRE A EXPLICAÇÃO DA DOUTRINA CATÓLICA

  • Tese XXII: Revelação católica completada por Cristo e os Apóstolos

  • Tese XXIII: Doutrina proposta obscuramente pode ser explicitada depois

  • Scholion

  • Tese XXIV: Verdadeiro sentido do cânon de Vicente de Lérins

  • Tese XXV: Ofício dos guardiães da fé e modo de explicação do depósito

  • Tese XXVI: Distinção entre explicação do depósito antes e depois da Revelação

Autor: Cardeal Johann Baptist Franzelin, S.J

Edição: 1

Ano: 2025

Tradução: Alessandro Lima.

Páginas: 504.

Capa: Brochura.

Orelhas: Sim.

Formato: 16×23 cm.

Informação adicional

Peso 0,700 kg
Dimensões 23 × 16 × 4 cm

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