A Reforma da Liturgia Romana – Mons. Klaus Gamber

R$ 45,00

295 em estoque



Descrição

PRÉ-VENDA. ENTREGA EM AGOSTO.

Não se pode fabricar um movimento litúrgico — mas pode-se contribuir para o seu desenvolvimento esforçando-se por reabsorver o espírito da liturgia e defendendo publicamente aquilo que se recebeu. Esse novo começo precisa de “pais”, que sirvam de modelos… Aqueles que hoje procuram por tais “pais” sem dúvida encontrarão Mons. Klaus Gamber, que, infelizmente, nos foi tirado cedo demais, mas que talvez, justamente ao nos deixar, tenha se tornado ainda mais presente entre nós, com toda a força das perspectivas que nos abriu. E precisamente porque, ao morrer, ele escapou das disputas entre partidos, pode, neste tempo de aflição, tornar-se o “pai” de um novo começo. Gamber apoiou de todo o coração as esperanças do antigo movimento litúrgico. Sem dúvida, como vinha de uma escola estrangeira, permaneceu um forasteiro no cenário alemão, que era relutante em admiti-lo; recentemente, uma tese encontrou grandes dificuldades porque o jovem pesquisador ousou citar Gamber com muita frequência e favoravelmente. Mas talvez o fato de Gamber ter sido ostracizado tenha sido providencial para ele, pois o obrigou a seguir seu próprio caminho e evitar a trilha do conformismo.

 

É difícil dizer em poucas palavras o que é importante nessa disputa entre liturgistas e o que não é. Mas talvez o seguinte seja útil. J. A. Jungmann, um dos verdadeiramente grandes liturgistas do nosso século, definiu a liturgia de seu tempo, tal como pode ser compreendida à luz da pesquisa histórica, como uma “liturgia que é fruto do desenvolvimento”…

 

O que aconteceu após o Concílio foi algo totalmente diferente: no lugar da liturgia como fruto do desenvolvimento, surgiu uma liturgia fabricada. Abandonamos o processo orgânico e vivo de crescimento e desenvolvimento ao longo dos séculos e o substituímos — como em um processo industrial — por uma fabricação, um produto banal feito no improviso. Gamber, com a vigilância de um verdadeiro profeta e a coragem de uma autêntica testemunha, opôs-se a essa falsificação e, graças ao seu conhecimento incrivelmente vasto, ensinou-nos incansavelmente sobre a plenitude viva de uma verdadeira liturgia. Como alguém que conhecia e amava a história, mostrou-nos as múltiplas formas e caminhos do desenvolvimento litúrgico; como alguém que contemplava a história de dentro, viu nesse desenvolvimento e em seus frutos o reflexo intangível da liturgia eterna, aquela que não é objeto de nossa ação, mas que pode continuar maravilhosamente a amadurecer e florescer se nos unirmos intimamente ao seu mistério. A morte deste eminente homem e sacerdote deve nos impulsionar; sua obra deve nos dar um novo ânimo.

Cardeal Joseph Ratzinger

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 21 × 14 × 1 cm
Páginas

118

Tradução

Alessandro Lima

Autor

Mons. Klaus Gamber

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.